Formulário de Contato

topo

SPDA

SPDA, Laudo spda para condomínio
Baseado na última atualização da ABNT NBR 5419/2015 (Partes 1, 2, 3 e 4), fornecemos Laudos do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA para condomínios, empresas, indústrias e postos de combustíveis, visando atendimento e conformidade do Sistema para proteção das pessoas e do patrimônio.
 
É de suma importância que os subsistemas que compõem o SPDA de sua empresa ou condomínio possuam integridade e continuidade entre eles, para que, no caso da incidência de uma descarga atmosférica no Sistema, possam escoar os surtos para o solo de forma segura para a edificação e seus ocupantes.
 
Sem essa proteção atestada e conforme as Normas vigentes, uma descarga atmosférica poderá danificar a estrutura da edificação, podendo atingir a instalação elétrica do cliente, ocasionando a queima de equipamentos e princípios de incêndio e choques elétricos. Poderá se tornar também um risco aos ocupantes da edificação caso estiverem circulando pela empresa ou condomínio no momento da descarga.
 
Basicamente, os subsistemas se dividem em:
• Subsistema de Captação – geralmente executados através de Gaiola de Faraday (envolvendo o perímetro da edificação) ou Franklin (captação através de mastros), ou então combinados entre Gaiola de Faraday e Franklin;
• Subsistema de Descida – que pode ser executado por descida externa a edificação (através de cabos de cobre nu e isoladores) ou pelas estruturas/ferragens do prédio (SPDA estrutural);
• Subsistema de Aterramento – composto de hastes de aterramento, cabos de cobre nu enterrados, caixas de inspeção e anel de aterramento que circunda a edificação. 

Nossa análise do Sistema também inclui a inspeção das Medidas de Proteção contra Surtos - MPS, verificando a coordenação da instalação e, caso não existente na sua empresa ou condomínio, recomendações de instalação para a proteção de sistemas mais sensíveis, como CFTV, placa dos elevadores, portão eletrônico, dentre outros.

FIQUE ATENTO!

A Norma ABNT NBR 5419/2015 estipula que uma inspeção visual de todo o Sistema seja feita a cada 6 meses ou após períodos de fortes chuvas. Conte com nossa equipe especializada para as inspeções do SPDA de seu condomínio, empresa, posto de combustível ou indústria!
BeSafe é especialista em Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas - SPDA e conta com  equipamentos de ponta certificados por laboratórios acreditados para o real diagnóstico e medição da instalação:
image071.jpg Milliohmímetro Digital
image073.png Terrômetro Digital de 4 Hastes
image075.jpg Alicate Terrômetro Digital

VOCÊ SABIA?

O BRASIL É O PAÍS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS!
ALGUMAS SEGURADORAS PODEM NÃO COBRIR OS DANOS CAUSADOS POR DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NA EDIFICAÇÃO OU DIFICULTAR O RESSARCIMENTO, CASO O SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NÃO ESTEJA CONFORME AS NORMAS VIGENTES OU CASO NÃO ESTEJA ATESTADO CONFORME A PERIODICIDADE CORRETA. MANTENHA SEU SPDA CONFORME AS NORMAS!
Acesse o nosso blog
DÚVIDAS FREQUENTES

O QUE É O LAUDO DE SPDA (TAMBÉM CONHECIDO COMO LAUDO DE PARA-RAIOS)?

O Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA (Para-Raios), é um documento técnico elaborado por profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista com registro no CREA) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições de continuidade dos subsistemas de aterramento, descida e captação, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável).

Nas inspeções também avaliamos as Medidas de Proteção contra Surtos - MPS, analisando a instalação e coordenação dos Dispositivos de Proteção contra Surtos – DPS da empresa ou condomínio, quando existentes.

Todos os Laudos da BeSafe acompanham Anotação de Responsabilidade Técnica – ART recolhida perante o CREA/SP e os Certificados de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.

PORQUE O LAUDO DE SPDA É OBRIGATÓRIO?

Conforme o item 10.2.4, alínea b), da Norma Regulamentadora de N° 10 (NR-10), o Laudo de SPDA com os registros das inspeções e medições do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é obrigatório para estabelecimentos com carga instalada superior a 75kW, como em Condomínios residenciais e comerciais, empresas e indústrias.
Também é exigido na maioria das edificações pelo Corpo de Bombeiros para obtenção ou renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB e por Seguradoras para emissão de apólices de seguros/sinistros.

E COMO SABER QUAL O SPDA CORRETO PARA MINHA EDIFICAÇÃO OU SE O SPDA INSTALADO É O CORRETO?

Ao contratar nossos serviços, a primeira etapa a ser realizada é o Gerenciamento de Riscos da Edificação, conforme a Parte 2 da ABNT NBR 5419/2015, onde serão calculados os diversos riscos envolvidos na atividade do condomínio, empresa ou indústria, bem como os possíveis custos de perdas, chegando ao nível de SPDA adequado para a edificação, bem como a proposição das Medidas de Proteção contra Surtos – MPS.

QUAL A VALIDADE DE UM LAUDO DE SPDA?

A validade de um Laudo de SPDA pode variar conforme a região onde o sistema está instalado (se é em região litorânea, por exemplo) e conforme o grau de risco da edificação (se é uma área classificada, por exemplo). Em vias gerais, possuem validade de 1 a 3 anos, levando em consideração as peculiaridades mencionadas anteriormente. Porém, importante salientar que a ABNT NBR 5419/2015 estipula que a cada 6 meses deva ser realizada uma inspeção visual no SPDA existente, a fim de certificar sua integridade e o bom estado de conservação, principalmente após o período de fortes chuvas.

OUTROS SERVIÇOS DE SPDA

A BeSafe fornece serviços de projeto e manutenção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA:
  • Elaboração do Gerenciamento de Riscos da Edificação, do Projeto do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA e das Medidas de Proteção contra Surtos – MPS;
  • Manutenção preventiva e corretiva do SPDA existente e substituição de equipamentos danificados em empresas, indústrias e condomínios, em atendimento aos requisitos da ABNT NBR 5419/2015.
 

Desenvolvemos Laudo de Para-raios; Laudo de aterramento; Laudos SPDA; Laudo de SPDA para condomínio, empresa e indústria; Sistema de Proteção contra descargas atmosféricas.



ALGUMAS FOTOS DE SERVIÇOS DE INSPEÇÃO DE SPDA EM NOSSOS CLIENTES
image077.png Inspeção de continuidade elétrica do Subsistema de captação
image079.png Desconexão dos subsistemas de descida
image081.png Inspeção do subsistema de captação Franklin
image083.png Inspeção do subsistema de captação Gaiola de Faraday
image085.png Testes de continuidade do subsistema de Captação
image087.png Testes de continuidade do subsistema de Captação

Solicitação Serviço

Preencha todos os campos abaixo para que um especialista entre em contato com você

Enviar

Clientes

  • am/pm Ipiranga - Prontuário de Instalações Elétricas
  • Petrobras - Inspeção Termográfica das Instalações Elétricas
  • Green Work - Auto Vistoria de Corpo de Bombeiros AVCB
  • INMETRO IPEM - Laudo SPDA para Condomínio, sistema de proteção contra descargas atmosféricas
  • Plus Volt - NR10 Segurança em Instalações e serviços em eletricidade